Semana Nacional de Trânsito - Histórico

A Semana Nacional de Trânsito vem sendo realizada desde 1994. De acordo com o artigo 75 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), cabe ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelecer anualmente os temas e cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Já o artigo 326, do CTB, determina que o evento será comemorado sempre no período compreendido entre 18 a 25 de setembro.

Confira os temas abordados nos anos anteriores:

1994 - Nossa bandeira é a vida. Paz no trânsito.

1995 - Respeite as leis de trânsito. Matar no trânsito é crime doloso contra a vida, sujeitando-se o criminoso à julgamento pelo Tribunal de Juri, à condenação e à prisão.

1996 - Respeite a vida no trânsito.

1997 - Transitar em harmonia: lição de cidadania.

1998 - Direito à vida no trânsito, agora é lei.

1999 - Trânsito: a segurança também depende de você.

 
2000 - Faixa de Pedestre: a vida pede passagem.
Faixa de Pedestre: A vida pede passagem
Faixa de Pedestre: A vida pede passagem
 
2001 - Álcool e trânsito.

Semana Nacional de Trânsito - 2001
Álcool e Trânsito

Aviso aos Motoristas:
Bebida não combina com direção

Há estimativas que identificam a presença do álcool em mais da metade dos acidentes de trânsito no Brasil. O álcool atua também como complicador no atendimento dos acidentados, alterando a fisiopatologia das lesões e obrigando a adoção de medidas terapêuticas diferenciadas, tornando o tratamento mais complexo e mais caro. O paciente alcoolizado apresenta ainda maior risco anestésico.

O uso excessivo de álcool e de outras drogas relaciona-se com situações de violência doméstica e interpessoal e acidentes de trabalho, além dos acidentes de trânsito. Mais do que uma questão de trânsito ou de saúde pública, trata-se um problema de elevado impacto social.

  • 50% das pessoas que morrem no trânsito brasileiro quem mata é o mau uso do álcool.
  • São milhares de atropelamentos, esmagamentos e estraçalhamentos todo ano.

Beber e dirigir é crime.

  • Multa: R$ 957,69 (Valores de Agosto de 2001 - a penalidade total é 900 UFIRs)
  • 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
  • Apreensão da Carteira Nacional de Habilitação.
  • Suspensão do Direito de Dirigir.
  • Pena: de 6 meses a 3 anos de cadeia.
  • Não pegue carona com quem bebeu. Se for habilitado e estiver sóbrio, ofereça-se para dirigir.
  • Não dirija se tiver bebido.

Em todo o Estado, durante o ano 2000, o Detran-PR registrou 2.751 infrações por dirigir sob influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue (6 dg/l), ou de qualquer substância entorpecente (art. 165 do CTB). Em 1999, as infrações foram maiores, chegando a 3.742, enquanto em 1998 a 3.130. Já neste ano, até o mês de junho, foram registradas 1.045 autuações/notificações. Se as ocorrências continuarem na mesma proporção, a expectativa é de uma nova queda nos registros do Detran, pelo segundo ano consecutivo: 2.090 casos até o final deste ano contra os 2.751 do ano anterior.

Em Curitiba, o Detran-PR registrou 978 infrações em 1998; 1.290 em 1999; 1041 em 2000; e 318 até junho deste ano. Não apenas na capital, mas em outras cidades do Paraná, também se comprova uma redução nas ocorrências – conforme mostra quadro abaixo.

 

Infração

Com a entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro, em 22 de janeiro de 1998, a punição para motoristas alcoolizados ficou mais severa. Dirigir sob influência do álcool acima do limite permitido custa caro e ameaça até a liberdade do motorista. Além de pagar a multa de R$957,69, o infrator ganha sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tem o direito de dirigir suspenso e pode até ser preso por um período que varia de seis meses a três anos.

É bom lembrar que a quantidade de álcool capaz de embriagar varia de uma pessoa para outra. Tudo depende do peso do indivíduo, se ele está bem alimentado e até de suas condições emocionais. Por isso, o mais importante é o bom senso. Cada um deve conhecer o seu limite e respeitá-lo. Quem vai dirigir não deve beber e quem vai beber não deve dirigir. Chamar um táxi, pedir uma carona ou entregar a direção para quem está sóbrio são atitudes mais inteligentes.

Efeitos

O uso excessivo de álcool e de outras drogas atua negativamente em três aspectos: a sobrevivência dos envolvidos em acidentes, a performance e o comportamento do condutor. No primeiro caso, quanto mais um condutor tiver bebido, maior sua chance de morrer. A afirmação é da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Na prática, uma pessoa alcoolizada sofre mais ferimentos durante um mesmo impacto. Além disto, o álcool atua também como complicador no atendimento dos acidentados, alterando fisiopatologia das lesões e obrigando a adoção de medidas terapêuticas diferenciadas, tornando o tratamento mais complexo e caro. O paciente alcoolizado apresenta ainda maior risco anestésico.

Além disto, a droga afeta na performance de um condutor quando entra na corrente sangüínea. As conseqüências são: a redução da capacidade de percepção, dos reflexos, da visão periférica, e da habilidade de controlar o veículo. Quanto maior for a ingestão de bebida alcóolica, maior o efeito sobre o motorista que vai perdendo a consciência do perigo. Todo condutor em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente sua segurança e dos demais usuários da via pública.

Em relação ao comportamento do condutor, o álcool diminui as barreiras morais, faz perder a autocrítica e então o alcoolizado começa a negligenciar riscos.

Falsos remédios

Segundo informações da Abramet, um cuidado especial deve ser tomado com os falsos remédios. O café prolonga mais os efeitos do álcool no organismo. Respirar fundo não neutraliza os efeitos da droga, pode até aumentar brutalmente seus efeitos, principalmente se estiver fazendo frio. Regimes alimentares também podem influenciar. Nesses períodos, quando geralmente não se bebe álcool, o indivíduo se torna especialmente vulnerável: dois copos e o porre é visível, mesmo que a taxa de alcoolemia continua pequena.

É importante lembrar que, após a Semana Nacional de Trânsito, haverá uma seqüência de feriados nacionais prolongados, além do período de festas de fim de ano e as férias escolares. Nessas ocasiões, o abuso do álcool no volante, nas cidades e nas estradas, torna-se mais freqüente. Portanto, a abordagem ao tema deverá estender-se por vários meses, não se esgotando na comemoração pontual e institucional da Semana, mas constituindo-se num programa permanente de prevenção.

Infrações por dirigir sob influência de álcool, em nível superior ao permitido ou de qualquer substância entorpecente

Localidade 1998 1999 2000 2001* Total
Paraná 3.130 3.742 2.751 1.045 10668
Curitiba 978 1.290 1.041 318 3627
Cascavel 54 54 58 54 220
Foz do Iguaçu 102 129 87 14 332
Londrina 174 134 124 56 488
Maringá 142 116 103 76 437
Ponta Grossa 115 138 13 1 267

* De janeiro a junho.

 

Veja o que acontece com o motorista alcoolizado

  • Tem necessidade de maior tempo de observação para avaliar as situações de trânsito, mesmo as mais corriqueiras;
  • Passa a ter grande dificuldade ou nem consegue sair-se bem de situações inesperadas, que dependam de reações rápidas e precisas;
  • Tende a se fixar num único ponto, diminuindo sua capacidade de desviar a atenção para outro fato relevante;
  • Sua percepção fica limitada a um menor número de fatos num determinado tempo.

 

Confira até quanto é possível beber

Bebida

Peso da pessoa (kg) e decigramas por litro de sangue

45 63 81 99
1 copo de cerveja 5 4 3 2
1 cálice de vinho 3 4 2 2
½ dose de bebida destilada (28ml) 4 5 2 2
2 copos de cerveja 8 6 5 5
2 cálices de vinho 6 5 4 3
1 dose de bebida destilada (56ml) 7 5 4 3
3 copos de cerveja 1 9 8 7
3 cálices de vinho 8 6 5 4
1 dose e ½ de bebida destilada (84 ml) 9 7 6 5

 

O que acontece com a pessoa que bebe

Conseqüências Risco de Acidentes
Até 2 dg de álcool por litro de sangue não produz efeito aparente na maioria das pessoas.  
De 2 a 5 dg - sensação de tranqüilidade, sedação, reação mais lenta a estímulos sonoros e visuais, dificuldade de julgamento de distâncias e velocidade. Aumenta duas vezes
De 5 a 9 dg - aumento do tempo necessário para reação a estímulos. Perde-se a noção dos detalhes e à noite a luz alta de um outro veículo faz com que os olhos demorem 7 segundos para voltar ao normal Aumenta três vezes
De 9 a 15 dg - redução da coordenação e da concentração, alteração do comportamento. Neste estágio, o motorista está tão relaxado que não consegue girar o volante e pisar no freio ao mesmo tempo. Seus reflexos ficam muito lentos e ele perde a noção de distância. Aumenta 10 vezes
De 15 a 30 dg - intoxicação, confusão mental, descoordenação geral, visão dupla, desorientação. O motorista pode "apagar no volante. Aumenta 20 vezes
De 30 a 40 dg - inconsciência e coma.  
50 dg - morte  

 

Confira a taxa de alcoolemia admitida por outros países

  • Finlândia – 5 dg/l
  • Grécia – 5 dg/l
  • Noruega – 5 dg/l
  • Bélgica – 5 dg/l
  • Suécia – 2 dg/l
  • Portugal – 4 dg/l
  • Alemanha – 3 dg/l
 
2002 - Celular: Não fale no trânsito

Não dirija falando ao Celular.
Ou sua operadora cobre perda total ?

Muitos motoristas parecem esquecer, mas o ser humano só tem duas mãos.

Por isso, é mais fácil perder o controle do carro com o celular ligado.

O motorista presta 30% menos atenção no trânsito, por estar dividido entre a conversa e o volante.

Quem dirige falando ao celular põe em risco a própria vida e também a de passageiros, pedestres e demais usuários do trânsito.

Use o bom senso e deixe a conversa para depois.
Não use o celular enquanto dirige.

Infração média: 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13

 

2003 - Dê preferência à Vida

 
2004 - O trânsito é feito de pessoas: Valorize a vida

Neste ano, o tema escolhido pelo CONTRAN foi “O TRÂNSITO É FEITO DE PESSOAS. VALORIZE A VIDA”. Este tema foi desenvolvido em conjunto pelo DENATRAN/Ministério das Cidades e Ministério da Saúde para marcar as comemorações nacionais referentes ao Dia Mundial da Saúde de 2004 desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. De acordo com a mesma, os acidentes de trânsito se tornaram um grave problema de saúde pública e uma grande responsabilidade para cada um de nós. Desta forma, acredita-se ser possível prevenir os acidentes, bastando que os atores envolvidos no trânsito se comportem com respeito mútuo e obediência às leis de trânsito.

Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" enfocando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Nos anos anteriores, temas como “Álcool x Trânsito (2001)”, “Celular. Não Fale no Trânsito (2002)” e “Dê Preferência a Vida (2003)” foram abordados de modo incisivo e crítico visando à construção da qualidade de vida como exercício da cidadania.

Os temas foram trabalhados através de diversas atividades como, por exemplo, blitz educativa, veiculação de campanhas educativas para o trânsito em redes de comunicação locais e nacional, distribuição de panfletos, alem de varias atividades sincronizadas entre os órgãos do SNT como caminhadas pela paz no trânsito em diversas cidades do Brasil.

2005 - No Trânsito, somos todos Pedestres

 
2006 - Você e a Moto: Uma união feliz

Semana Nacional de Trânsito 2006

Em função do aumento da frota de motocicletas no Brasil e, consequentemente, o número de vítimas fatais envolvendo motociclistas, o tema deste ano é “MOTOCICLISTA” e o slogan criado é “VOCÊ E A MOTO: UMA UNIÃO FELIZ”.

Tal slogan foi criado com a finalidade de transmitir uma mensagem positiva, remetendo à importância do convívio social cidadão entre motociclistas e demais usuários do espaço público.

Você e a Moto: Uma união Feliz

A liberdade de andar sobre duas rodas se assemelha à do uso da “calça velha azul e desbotada” da antiga propaganda, criada para dar leveza e desembaraço ao caminhar do ser humano. O sentimento de “voar leve à toa” da gaivota da canção é sentido no toque ágil e desenvolto da motocicleta se movendo no trânsito, no balanço da linha tênue que separa a vida da morte.

A comemoração da Semana Nacional de Trânsito que ocorrerá de 18-25 de setembro lançará luzes sobre as mais de 7,4 milhões de motocicletas que circulam nas cidades brasileiras, a lazer ou a trabalho. O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito – “Você e a moto: uma união feliz” – tem o objetivo de chamar a atenção de condutores, caronas, pedestres e demais companheiros que dividem o espaço viário, para o uso apropriado e seguro deste meio de transporte importante para vencer os transtornos causados pelo inchaço das cidades.

Mas não há liberdade sem limites e não há responsabilidade sem consequências. E a conscientização dos limites e das consequências devidos ao uso da motocicleta precisa ser inculcada no motociclista, para que ele não venha a sofrer a desventura de acidentes que afetarão a sua vida.

O casamento do homem e motocicleta aconteceu para ser uma união feliz e duradoura, em que ambos se respeitem e se complementem no trânsito do dia-a-dia. É como o amor do cavaleiro e o seu cavalo concorrendo para alcançar a harmonia que os levará à perfeição do salto para a vitória.

E não há constância no relacionamento sem o conhecimento e a aceitação do outro parceiro. A motocicleta tem qualidades, mas também reúne defeitos próprios de sua personalidade instável e frágil que podem provocar acidentes quando de sua condução negligente. O seu uso consciente e eficaz trará vantagens aos que dela se servem quanto à diminuição do estresse causado pela perda de tempo em congestionamentos, ou em tentativas frustradas de paradas em estacionamentos.

A motocicleta encurta distâncias e abrevia o tempo da viagem, mas o emprego da velocidade além dos limites permitidos inibe os reflexos do condutor atirando contra o asfalto a vida apressada.

A motocicleta facilita a travessia no trânsito pesado dos carros, ônibus e caminhões, mas a fragilidade de sua arquitetura impõe a rigidez da condução em obediência às normas de trânsito e de segurança. A sua aproximação rápida do objeto se torna um fator surpresa que assusta e, muitas vezes, desequilibra emocionalmente motoristas e pedestres que transitam nas vias.

A manutenção periódica da motocicleta é um sinal de zelo pela vida. A emissão de poluentes e o barulho irritante que procede do escapamento acusam o desleixo do motociclista tanto com sua própria saúde, como também com a dos outros que o acompanham na garupa ou que circulam no mesmo ambiente urbano. A certificação das boas condições para o seu uso, mediante a verificação quanto à regulagem do motor, estado do escapamento e pneus são cuidados simples que, por si só, irão refletir na redução dos riscos de acidentes e da poluição do ar.

O capacete é um sinal de amor pela vida. Quando usado adequadamente e dentro das especificações técnicas requeridas, ele protegerá a cabeça de seus ocupantes de impactos causados por acidentes envolvendo terceiros no trânsito, ou simplesmente por quedas decorrentes da perda ocasional do equilíbrio.

Mas é na união da prudência do motociclista com a direção defensiva da motocicleta que o casamento entre “Você e a moto” alcançará longevidade, e a viagem a lazer ou a trabalho terminará sempre com um final feliz.

  

Carlos Alberto Ferreira dos Santos
Membro do Conselho Nacional de Trânsito

 
2007 - O Jovem e o Trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), mantendo e reforçando as diretrizes internacionais proclamadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), elegeu como tema da Semana Nacional de Trânsito “O jovem e o trânsito”.

Os jovens de todo o mundo, segundo os índices de morbimortalidade, são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de mortes e em acidentes de trânsito, uma vez que circulam como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e principalmente como passageiros. (fonte: Denatran)

Pensando nisso o DETRAN-PR está programando várias ações voltadas a conscientização e participação dos jovens em projetos para criação de um trânsito mais humano. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito cadastrará jovens e grupo de jovens interessados em participar destas ações.

Estudantes universitários e do ensino médio, grêmios estudantis, ONG's, grupos de de igrejas, todos poderão participar.

A Semana Nacional de Trânsito será realizada de 18 a 25 de setembro.

 
2008 - A Criança no Trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito priorizará em 2008 a educação para o trânsito. O Contran já regulamentou, por meio da Resolução 265/08, o trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio e prepara, agora, as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental.

Por isso, o Conselho definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2008, “a criança no trânsito”. A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%)

A criança será o foco das ações educativas que serão realizadas no decorrer do ano, em especial durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As atividades educativas serão desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).