Ações

 
Detran Móvel

O caminhão, especialmente modificado e equipado, é usado pelo Departamento de Trânsito do Paraná para atividades itinerantes de educação para o trânsito e prestação de serviços de habilitação e veículos em todas as cidades do Paraná.

Nossa unidade móvel aproxima o Detran dos cidadãos, permitindo interação e prestação de serviços em localidades das mais diversas, com praticidade, dinamismo e muita agilidade. 

O Detran Móvel conta com palco para apresentações de teatro e shows educativos, sala de atendimento aos usuários, internet, televisores e acesso para pessoas com deficiência. 

Os municípios interessados em receber a unidade móvel devem apresentar seus projetos à Educação de Trânsito, que indicará os requisitos para o deslocamento. 

Detran Móvel

 

 
Paraná Cidadão

Paraná Cidadão (antigo Mutirão da Cidadania e UPS)

Paraná Cidadão, é uma ação em parceria com o Detran PR e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), onde o Detran PR presta serviços aos cidadãos, bem como trabalha com educação para o trânsito através de atividades lúdicas recreativas.

Paraná Cidadão
Paraná Cidadão

 

 
Maio Amarelo: Atenção pela vida

Uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, o MOVIMENTO MAIO AMARELO, que já no seu primeiro ano (2014) alcançou mais de 600 mil pessoas em diversas regiões dentro e fora do território nacional. Com a chamada de “ATENÇÃO PELA VIDA”, esta ação inédita lançou o tema “trânsito” para o centro das discussões sociais, conquistando o expressivo apoio de diversos departamentos e associações de trânsito, de renomadas instituições públicas e privadas e, principalmente, dos cidadãos, que são os protagonistas pelos quais o Observatório empreendeu essa causa.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país – índices esses que vitimam quase meio milhão de pessoas todos os anos, entre mortos, feridos e inválidos em caráter permanente.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, as campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

 

 
Semana Nacional de Trânsito

O Detran participa da Semana Nacional de Trânsito, com diversas ações educativas. Uma delas, é com a Unidade Móvel, o qual é um caminhão especialmente modificado, equipado que oferece serviços de habilitação e veículos, conta ainda com palco para apresentações de teatro, televisores e acesso para pessoas com deficiência.

A Semana Nacional de Trânsito, o qual ocorre no período de 18 a 25/09, tem o serviço principal levado pelo Detran Móvel é a Educação de Trânsito, para crianças e adultos, com brincadeiras, jogos, vídeos, informações e palestras. O objetivo é conscientizar toda a população e melhorar a segurança e qualidade de vida no trânsito.

 
Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija

A campanha “Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija” do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), teve início em 2012.

O objetivo da campanha é conscientizar os jovens de que a mistura de álcool e direção realmente não combinam. Para isso, a equipe de promotores e educadores do Detran PR realizam um descontraído bate-papo que estimula o uso de táxis e da carona solidária.

Durante a abordagem também são distribuídos bafômetros descartáveis e o porta-documentos.

Nos bares são distribuídas as bolachas de chopp, para que no momento da blitz educativa, os materiais sejam utilizados.

Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija
Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija
Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija
Porta Documentos
Bafômetros descartáveis

 

 

 
Viradinha Cultural Paraná

De 16 a 31 de janeiro de 2016, a Secretaria de Estado da Cultura promoveu a Viradinha Cultural Paraná na Praia Brava do Balneário de Caiobá, em Matinhos, litoral do Estado. Foram 16 dias de atividades com programação voltada ao público infanto-juvenil, de 5 a 14 anos, mas aberta a toda a comunidade. Com público diário de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, a Viradinha alcançou cerca de 6 mil veranistas.

Oficinas

As crianças puderam praticar e aprender sobre a arte circense por meio de oficinas diárias de malabarismo, acrobacia, equilíbrio, técnicas de palhaço, circo e teatro, ministradas pela Cia dos Palhaços na tenda da Viradinha.

Apresentações culturais e educativas

Ao todo foram exibidos 5 shows musicais, 6 espetáculos circenses e 8 peças de teatro. Além de diversão e entretenimento, a Viradinha Cultural levou informação e educação para o público. Foram exibidas peças de teatro evidenciando a educação no trânsito, como a peça "Calota e Gasolina", que mostrou às crianças a importância das atitudes positivas no trânsito.

A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti também foi tema no teatro. A peça "Chapeuzinho Cor de Mel e Um Monstro Pra Lá de Cruel" ensinou sobre os perigos de deixar água parada em vasos e garrafas.

Ao final de cada espetáculo, as crianças e os jovens participantes receberam um kit com material educacional do DETRAN-PR e da Sanepar, além de um squeeze (garrafinha de água) da Viradinha Cultural, como uma recordação de sua participação no evento.

A Viradinha Cultural faz parte do Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Copel, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Sanepar e Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA).

 

Viradinha Cultural Paraná
Viradinha Cultural Paraná

 

 

 
Operação Verão

Ações Educativas no litoral paranaense, com tenda itinerante e unidade móvel para esclarecimento de dúvidas da população, atendimento e atividades lúdicas.

A Operação Verão tem o início em janeiro, pois é a época mais movimentada do litoral, as praias foram escolhidas com o objetivo de atingir maior número de pessoas possível.

No período da noite é realizada a ação Se Liga no Trânsito.

Operação Verão