Detranzinho

erer

O que é?

O Detranzinho é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos, voltada à educação de trânsito para crianças.

É nesse espaço que elas aprendem, na prática, como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Todo processo educacional acontece de forma prática e lúdica, em um grande ambiente preparado especialmente para as crianças, que conta com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. O espaço tem também guarita, estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível, e a cobertura de tendas nos quadrantes da mini cidade.

No local, há ainda bicicletas e mini veículos elétricos que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos. Eles serão utilizados pelas crianças como parte das atividades de aprendizagem.

Quem pode participar?

As atividades são desenvolvidas para os estudantes do 3º ano do ensino fundamental I, das escolas de Curitiba e Região Metropolitana e grupos de crianças*, conforme agendamento prévio.

Como funciona a atividade

A visita ao Detranzinho inclui uma atividade pedagógica nas dependências da Escola Pública de Trânsito (EPT). Todo o deslocamento das crianças é guiado e acompanhado pelos educadores do Detran-PR Educa e da Polícia Militar do Paraná, que auxiliam inclusive na contenção do trânsito para travessia segura dos alunos.

Como participar:

O agendamento das atividades deve ser solicitado preenchendo o formulário abaixo.

 

Formulário de solicitação

 

Onde fica?

A minicidade fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 3.057, no bairro Tarumã, em Curitiba.

*os responsáveis pelos grupos de crianças que não são oriundos das escolas de Curitiba de Região Metropolitana devem consultar especificamente o agendamento.

 

 

 

 

  • carrinho amarelo detranzinho